Curso de Desenvolvimento Integrado do Turismo no Vale do Ribeira


 

Datas: 19.08, 20.08.2015
Área: Transversal
Tema: Desenvolvimento Local e Regional
Carga horária: 14 horas
Público-alvo: Servidores das Prefeituras do Vale Do Ribeira e entidades da sociedade civil e iniciativa privada que integram a cadeia produtiva do turismo na região.


 

Com suas cavernas, ilhas, parques e praias, o Vale do Ribeira tornou-se patrimônio natural da humanidade em 1999 e é das regiões ecologicamente mais ricas e diversas do Estado de São Paulo, abrigando mais de 60% da mata atlântica que ainda existe no Brasil. É também, no entanto, um dos territórios paulistas que ainda apresenta baixos índices de desenvolvimento humano. Unidas no CODIVAR – Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira – as prefeituras da região enxergam no turismo uma das ferramentas de desenvolvimento socioeconômico possíveis para o enfrentamento de seus desafios.

Junte-se a isso o fato de que o mês de abril viu ser promulgada em São Paulo a Lei Complementar 1261/2015, instrumento que estabelece condições e requisitos para a classificação de estâncias e municípios de interesse turístico em nosso estado. A lei incentiva o desenvolvimento dos planos diretores municipais de turismo, a criação de conselhos municipais de turismo e o desenvolvimento de outras ações que ajudarão a organizar a atividade turística, como o inventário da cadeia produtiva de turismo e o monitoramento do volume turístico em cada cidade. É uma possibilidade extremamente prática e real de angariar mais recursos e desenvolver projetos de expansão dessa atividade nos municípios do Vale do Ribeira.

Esta atividade quer ajudar os municípios a refletirem sobre os passos necessários para manter-se ou habilitar-se como estância e município de interesse turístico e também implementar e/ou revisar instrumentos de gestão do turismo. O curso parte do calendário anual de atividades subsidiadas pela Fundação Konrad Adenauer (FKA), fundação política alemã de orientação democrata-cristã. A Oficina Municipal e a FKA buscam juntas realizar a missão institucional de colaborar com o fortalecimento da Democracia e da Gestão Pública no plano municipal e regional.

Inscrição no site>: http://www.oficinamunicipal.org.br/cursos/180